![]() |
As unhas e a saúde |
As unhas ajudam a revelar como anda a saúde. O fraco crescimento das unhas está em geral associado à carência de zinco. Quando as unhas estão quebradiças e secas, pode representar problemas com proteína, vitamina A, cálcio, ferro. Se as unhas estão frágeis e demonstrando linhas elevadas na horizontal ou vertical, é possível que esteja relacionada a carência de vitaminas B. Quando as unhas estão com as chamadas meia luas ausentes, há deficiência protéica.
Para unhas finas, planas e até mesmo em forma de lua (côncavo ou em forma de colher) uma das causas pode estar atrelada a deficiência de ferro. A anemia deixa as unhas pálidas. Para unha excessivamente seca, bem arredondada e curva nas extremidades, e unha escurecida, pode ser sinal de problemas de deficiência de vitamina B12. A falta de ácido clorídrico, deficiência de aminoácidos sulfurosos também deixa as unhas fracionadas e rachadas. Já a carência de ferro, cálcio e zinco deficiência está, em geral, associada à presença de linhas elevadas nas unhas.
Uma das dicas para manter a saúde das unhas, e do corpo também, é adotar hábitos saudáveis com uma dieta rica em proteína. Evite a imersão das mãos em água com detergente. Note também que, unhas quebradiças são comuns entre os adolescentes, mulheres grávidas e pessoas com alergias alimentares. O problema é uma má ou deficiente nutrição (ácidos graxos essenciais insaturados, aminoácidos, cálcio, ferro e zinco).