Por Luciano Ramos - Massoterapeuta
Massagem é um toque humano que acalma e leva à cura. Mesmo antes de nascermos, ainda no ventre da nossa mãe, todos nós já sentimos de alguma maneira, esse toque, mesmo sem termos consciência disso, quando ela acariciava a barriga que iria gerar uma nova vida. Depois de nascermos continuamos a sentir, com os carinhos dos nossos pais. Quando um bebê chora ou se impacienta há uma mão amiga que acalma. Quando encontramos um amigo é através do contacto das mãos que mostramos a nossa amizade e a "palmadinha nas costas" que nos indica que não estamos sós. Quando sentimos dor esfregamos a zona dolorida para serenar.

A origem da massagem perde-se no tempo. De uma maneira geral, pode-se afirmar que a massagem sempre foi usada pelo Homem. Independentemente das crenças e origens de cada povo ela era utilizada para o alívio das dores, combaterem os desconfortos físicos e proporcionar bem-estar. Podemos diferenciar muitas maneiras de massagear, típicas deste ou daquele lugar, mas todas elas sempre com o mesmo objetivo. Ainda hoje, já com o avanço da medicina e a ajuda da tecnologia, a finalidade da massagem é a mesma.
A massagem tanto pode ser usada para a recuperação física — principalmente das massas musculares —, ativando a circulação e libertando os tecidos de substâncias nocivas acumuladas, como pode ser usada para relaxamento o que proporciona o caminho para o bem-estar e descontração, reduzindo tensões e stress que provocam dores, cansaço e noites mal dormidas, aumentando, assim, a capacidade de se enfrentar as exigências do dia-a-dia.
Não deveríamos considerar a massagem como um luxo acessível só para alguns. Deveremos, isso sim, considerá-la como uma forte arma para combater os males do stress que, de uma maneira ou de outra, todos nós acabamos por sentir nos dias que correm. Esses malefícios, aliados ao modo como condicionamos os nossos sentimentos e as nossas emoções, ficam gravados ao nível das células, criando tensões emocionais. Com efeito, as células têm um efeito de memória que, ao longo do tempo, se vão acumulando e terão como resultados estados depressivos, insônias, tensões musculares, mal-estar geral, fadiga, desinteresse, entre muitas outras coisas. Para combater tudo isso nada melhor do que levar uma vida regrada, alimentação correta, com exercício físico e atividades que dêem prazer. A massagem pode ajudar em todos os momentos, não é um luxo, mas sim um complemento importante para recuperarmos o nosso bem estar físico e psíquico.